quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Personagem Dimitri Karamazov

Minha doce cientista. Dimitri é todo paixão por você. Eu roubo mato, por um sorriso teu. Arranco Zeus lá do alto do morro da Rocinha e acorrento-o a teus pés para que atenda os teus desejos. Se achar pouco, mobilizo toda a comunidade pra te adorar. Trago todos os deuses para desfilarem pra você, cantando um samba-enredo em tua homenagem composto pelo Mozart que, aliás, arrebentou no último carnaval.

Será que a razão lógica e fria da cientista será quebrada?

A Loucura...

"As loucuras alheias jamais nos ensinam a ser sensatos." (Napoleão Bonaparte)
"O homem de bom senso jamais comete uma loucura de pouca importância." (Goethe)
"A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos." (Erasmo de Rotterdam)
"Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha." (Oscar Levant)
"O amor é uma loucura sensata, um fel que sufoca, uma doçura que conserva." (William Shakespeare)
"O mais incompreensível do mundo é que ele seja compreensível." (Albert Einstein)
" Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura. (Friedrich Nietzsche)
"Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura." (Aristóteles)
"Gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio." (Fernando Pessoa)
"A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão." (Machado de Assis)
"Nos indivíduos, a loucura é algo raro - mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra." (Friedrich Nietzsche)
"Todos nós nascemos loucos. Alguns permanecem." (Samuel Beckett)
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." (Friedrich Nietzsche)

Personagem Machado de Assis

Posto aqui trechos lindissimos do texto para desde já atiçar a curiosidade.


" Devo renunciar ao teu corpo e refugiar-me, como até agora tenho feito, nas cavernas douradas dos meus delírios, onde eu me basto, onde nada fenece ou envelhece, onde reino como Senhor absoluto e nunca rejeitado?

ou

Irei sentir o calor da tua pele suada e sorver o teu hálito fremente, uma vez que seja, sabendo que, então, não irei mais me bastar e caminharei para o declínio inevitável".

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Transtornos Mentais e Inclusão Social

Vale a pena assistir e refletir.

Michael Foucault

Como dizia Foucault: " Loucos são aqueles que não produzem para o sistema"

O Processo da Montagem...

O texto O Vermelho e o Negro e a direção de Egbert proporcionaram ao elenco a busca mais primária da essência humana. Conhecer a razão e a emoção que habitam nós atores, e a partir disso acessar o núcleo mais profundo da personagem. Um processo inteiro, difícil, frágil e ao mesmo tempo corajoso, onde todos nós resolvemos nos despir para resgatar sensações amortecidas pelo árduo cotidiano. Diante desse mundo individualizado, percebemos o quanto estávamos distantes da ternura, da consciência coletiva e de um olhar terno e doce com os que tem dificuldades imensas em articular de forma equilibrada a consciência e a sensibilidade. O fato é que ligamos o piloto automático para sobreviver e quando nos damos conta, já somos seres altamente individualizados, produtivos como Foucault já dizia " São considerados loucos os que não produzem para o sistema". Sobrevivendo de acordo com as situações, da forma mais confortável para nós. Esse espetáculo tem a pretensão de tocar e de acessar o âmago mais profundo que permeia cada um de nós. Permita desestabilizar-se para encontrar maior profundidade nas ações e nos pensamentos. Permita que esses personagens gerem identificação, que você espectador encontre o que está aí escondido. Ser, não ser, ter, não ter, ser amado, ser deixado, ser feio, ser bonito, ser cético, ter fé, ser passional, ser racional, ser ser humano. Se você já vivenciou alguma dessas situações você beirou á loucura nesse abismo imenso que insistimos em continuar caindo devagar para ser aceito. E não ser dói... A escolha é sua.

Clarissa Ferreira

Elenco: O vermelho e o Negro

Camila Smith

Graduada em Rádio e TV pela Belas Artes e atriz profissional formada pela Escola Incenna DRT nº 23716/SP. Apresentou o programa Giro Esportivo – Rede Brasil de Televisão e o programa Samba Brasil. Atuou nas seguintes Web-Novelas: Alo Alo Mulheres e Molho Madeira. Participou dos filmes: Xeque Mate - O medo joga com você, A Festa e Acaso. Encenou: La Casa de Bernarda Alba, O Mulato, A Padovana, As Mulheres de Shakespeare. Atuou nos comerciais: Estadão, Enciclopédia dos Estudantes, Speddy e Marabrás.






Clarissa Ferreira

Pós Graduada pela Universidade de São Paulo em Turismo e Atriz profissional formada pela Escola Macunaíma - DRT nº 21893/SP. Atuou na gestão de eventos culturais em universidades e ONGs. Ministrou aulas de teatro e em cursos de graduação em turismo. Atuou como atriz nas seguintes peças: Dom Quixote, Apenas Um Conto de Fadas, Os Pequenos Burgueses, Lisístrata, Liberdade e Terra Brasilis.






Kauê Azevedo

Kauê Azevedo cursou a Escola de Teatro Clube Jardim São Paulo. Participou do filme Rota Comando. Atuou nas seguintes peças: A Última Chance, Dom Casmurro, Pinóquio, A Farsa de Inês Pereira, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel.







Pri Tessuto

Graduada em Propaganda e Marketing pela Faculdades Metropolitanas Unidas, cursou Artes Cênicas no Colégio Técnico William Shakespeare – Emílio Fontana. É dubladora e foi assistente de direção e responsável pela preparação vocal e corporal do elenco do curta metragem “para o Projeto CRAF Jabaquara. Selecionada por audição, compôs o elenco do espetáculo de Dança-Teatro “Tábuas da Maré”, projeto do Insituto Arte no Dique em Santos/SP. Lecionou como educadora social durante dois anos e meio, e em oficinas de Expressão Corporal. Apresentou e analisou textos de Brecht, Shakespeare e Veríssimo.


Matheus Toniazzi

Publicitário formado pela Faculdades Unidas Metropolitanas. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul em artes cênicas DRT nº 20299. Participou das seguintes peças: Memórias de Um Sargento de Milícias, O Auto da Barca do Inferno, Liberdade, Raptaram o papai Noel, O Mulato e Os Três Porquinhos.







Debby Ferruço

Formada em Turismo pelo SENAC. Participou de cursos no Teatro Escola Macunaíma, INDAC e Oswald deAndrade. Participou das seguintes peças: Buraco na Lona Colorido, O Mentiroso, Lulu a Caixa de Pandora, Exercício para Antígona,, A Padovana e A Casa de Bernada Alba.








Filipe Silveira

Graduado pela Universidade Católica Dom Bosco em direito. DRT nº é 076/MS na sua Formação no Centro de Formação do Ator Globe-SP e no Studio Fátima Toledo. Trabalhou como ator nas seguintes peças: Sonho de Uma Noite de São João, Vaso Ruim Não Quebra, Os Dois Cavalheiros de Verona, A Ratoeira, Terror e Miséria do Terceiro Reich e Casamento à Francesa. Trabalhou com os Diretores João Carlos Gomes, Zeca Bittencourt, Ricardo Rizzo e Ulysses Cruz.



Autor do texto O Vermelho e o Negro: Valdir Ferreira

Valdir Ferreira, 62 anos, é graduado em Ciências Físicas, formado pela USP, fez Especialização em Ciências Sociais e Políticas na PUC-SP e Mestrado em Educação no Centro Universitário Nove de Julho.

Na iniciativa privada, atuou como professor no Colégio Waldorf , Curso Universitário, Colégio Oswald de Andrade, Curso Politécnico e Colégio Rainha da Paz, foi também Diretor Executivo da Arclinea Construtora Ltda Projetos e Consultoria;

No setor público, foi superintendente de participação da Diretoria de Comunicação e Participação e diretor de comunicação e participação da Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo - EMPLASA; Coordenador da Assessoria de Municipalidade da Secretaria de Transporte do Estado de São Paulo; assessor de diretoria Metropolitana da SABESP, além de atuar como assessor legislativo do Deputado Federal Alberto Goldman e assessor parlamentar do Deputado Estadual João Caramez.

Foi Participante da Comissão de Implantação do Estatuto da Cidade, instituída pelo Governador Geraldo Alckmin; integrou, como Coordenador, a Câmara Técnica de Gestão e Planejamento e membro Eleito do Comitê de Bacia do Alto Tietê. Em fevereiro de 2005, na gestão José Serra/Gilberto Kassab, foi Coordenador de Subprefeituras da Região Norte (7 subprefeituras) além de assumir, interinamente, a Subprefeitura Casa Verde. Em abril de 2006, assumiu a Subprefeitura Capela do Socorro.

Direção: Egbert Mesquita

Egbert Mesquita é Professor de Educação Artística e Artes Cênicas Formado pela Fundação Lusíadas. Diretor Teatral com experiência em Teatro Dança. Hoje atua na cidade de São Paulo na Escola Iniciativa com um trabalho diferenciado com crianças. Recebeu prêmios em Festivais de teatro do Estado de São Paulo como: Cegonha Boa de Bico, A Ostra e o Vento.