quarta-feira, 17 de junho de 2009

Hamlet X Quixote




Dizem que existem dois tipos de homens os Hamlets e os Quixotes, mas claro que não somos uma coisa só. Os Hamlets pensam, pensam e pensam e tem uma dificuldade imensa de intervir na realidade quando pensa nos pós e contras de cada atitude; Daí a frase: "E assim o fogo da ação é amortecido pelo pálido clarão do pensamento". Os Quixotes vão com tudo, se atiram de cabeça na emoção, acreditam nas utopias, seguem a emoção e o prazer imediato que ela proporciona sem analisar as consequêcências futuras. E você é mais Hamlet ou Quixote???


Peça o Vermelho e o Negro


A PEÇA


Com previsão de estreiar no dia 03 de março de 2010, O Vermelho e o Negro surgiu inspirada no livro de Stendhal e, suas interpretações sobre a razão e a emoção. Pensando na crise comportamental que, vive a atual geração no mundo globalizado, onde o ter é mais significante que o ser, a peça resgata o núcleo mais inacessível da alma humana, resgata valores esquecidos e aborda a crueldade humana em relação ao julgamento alheio. Através de personagens clássicos do teatro, ora com excessos de razão ou emoção se fundem em um único objetivo como tornar a vida menos cruel. A doçura e o sofrimento fazem parte do universo desses personagens, oferecendo a oportunidade ao público de rever seus conceitos, através de um texto coerente, lógico e por outro lado emocional. Provoca no público conflitos e emoções variadas, mas provocantes, no sentido de repensarem seus questionamentos.


Sinopse


O Vermelho e o Negro, escrito por Valdir Ferreira e direção de Egbert Mesquita, é uma peça dramática, que tem como cenário um hospício do século XXI, onde estão internados personagens que pertencem ao mundo atual, mas que pertencem também á épocas antigas e distantes. Todos esses personagens sofrem de dupla personalidade, ora com excesso de razão e ora com excesso de emoção. A peça inicia-se com a psiquiatra direcionando os pacientes para a ala vermelha ou negra, dependendo da avaliação médica. Todos passam por essa triagem. Hamlet e Quixote são as vozes da consciência destes personagens.

Cia de Teatro Cortina da Alma


A Companhia Cortina da Alma surgiu, através da congruência de ideais de duas pessoas, que tinham como objetivo trazer reflexão, olhar crítico e provocar profundas alterações no comportamento humano. A arte como intermediadora desse processo, tem a função de sensibilizar essa geração, trazer algo novo, despertar interesses, estabelecer um processo reflexivo não só individual, mas coletivo.